Para começar do começo, vamos à divulgação simples e direta do que eu faço semanalmente: radionovelas. Isso mesmo, elas existem e agora já em abundância.
Ao longo de mais de dois anos, escrevo radionovelas para a Rádio Justiça FM, uma emissora pública com sede no Supremo Tribunal Federal em Brasília, direcionada às decisões do Judiciário. Com o nome “Justiça em Cena”, as novelas obtiveram uma ótima aceitação no Distrito Federal e logo foram disseminadas, por meio da internet e de retransmissoras, para o resto do Brasil. A temática das tramas é sempre voltada ao cidadão e sua relação com os diversos níveis da Justiça, passando de um conceito abstrato (o que é Justiça, corrupção e cidadania, por exemplo) até informando sobre o que fazer ou a quem procurar quando se sentir injustiçado. E, assim, buscamos desmistificar a relação do judiciário com o resto da população, evidenciando que Justiça se pratica no cotidiano.
Essa abordagem voltada ao ouvinte médio, interpretando a Justiça sem o tradicional juridiquês, fez com que o programa recebesse o Prêmio Comunicação e Justiça de Melhor Programa de Rádio em 2007 e 2008.
Em maio do ano passado, o Justiça em Cena cresceu dentro da programação da Rádio Justiça, deixando de ser mensal e passando a ter episódios semanais, mantendo cinco capítulos por episódio, com a duração média de sete a dez minutos por capítulo. A iniciativa fez com que mais rádios, prioritariamente comunitárias, se interessassem pelas novelas. Algumas delas, como a Rádio Sabiá, localizada na Região Sisaleira da Bahia, chegam a discutir o conteúdo das novelas após a apresentação dos capítulos, estimulando ainda mais o debate sobre os temas apresentados.
E a proposta do Justiça em Cena sempre foi educar, utilizando o entretenimento como isca para atrair a atenção do ouvinte. Priorizamos as comédias, que são de fácil assimilação e fortalecemos cada capítulo com um gancho para o próximo, sem deixar de lado as noções de direito e Justiça presentes no episódio.
O Justiça em Cena tem roteiro de Guilherme Macedo, direção de Viviane Yanagui e sonoplastia de Marcus Tavares. E a partir de hoje, vou publicar neste site as melhores radionovelas.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário