segunda-feira, 27 de abril de 2009

Em Nome da Honra

Brasil, 1944. O país vive intensas mudanças políticas e culturais. Anos antes, em 1930, as mulheres adquiriam pela primeira vez o direito ao voto. Em 1940, entra em vigor o novo Código Penal. Já em 1943, Getúlio Vargas consolida as leis trabalhistas, com a criação da CLT. Com isso, o movimento sindical se fortalece. Nessa época, o rádio é o principal meio de comunicação e entretenimento do país.

É nesse período que Lucinha, filha do poderoso e intransigente empresário Dorival Sampaio, se apaixona por Antônio. Ele é, por sua vez, empregado da Sabonetes Continental, a empresa de Dorival e líder do sindicato da fábrica. Os dois se casam, mas uma fatalidade acontece: Lucinha é encontrada morta ao lado de um suposto amante.

Essa é a trama apresentada pelo programa Justiça em Cena, da Rádio Justiça, com a radionovela "Em Nome da Honra", que tem como tema principal os crimes cometidos em legítima defesa da honra, em vigor no Código Penal até 2005.

Maridos que cometiam crimes contra as esposas conseguiam até a inocência com o argumento de terem a honra ferida pela traição. A justificativa, sempre favorável ao homem, discriminava as mulheres. Apenas há quatro anos, houve a retirada desse aspecto legal do Código a fim de equiparar os direitos de gênero.

Download da novela completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário